Trabalhista

O COMPLIANCE COMO CAMINHO PARA MELHORES RESULTADOS

compliance

O compliance é uma solução cada vez mais adotada pelas empresas. É uma tendência jurídica que vai ganhar ainda mais força em 2023.Segundo pesquisa “Maturidade do compliance no Brasil” de 2021, da KMPG, sete em cada de dez executivos dizem que a cultura de compliance é essencial para a empresa. A consultoria ouviu 55 corporações no Brasil, sendo 35% multinacional.

De maneira geral, o compliance estabelece padrões éticos e de integridade para as empresas. Ele incorpora a disciplina e os dispositivos anticorrupção. Ou seja, estabelece os valores da companhia. Estão listadas práticas ESG, de governança social, ambiental e corporativa.

O compliance na prática

Para entender melhor, o termo  é derivado do inglês “comply”. Está relacionado ao cumprimento da legislação, dos regulamentos internos e dos padrões éticos de negócio.

De fato, funciona como um sistema de controle interno, que tem o objetivo de reduzir riscos e orientar a empresa sobre seu posicionamento no mercado.

Nesse sentido,  também é uma oportunidade de a empresa marcar seu posicionamento e suas diretrizes. Com regras claras, fica mais fácil cobrar atitudes e responsabilidades e definir benefícios e reconhecimento por boas práticas, por exemplo.  

Compliance e De Bellis

Para ajudar as empresas na implantação, o De Bellis Advogados Associados oferece uma prestação de serviços especializada e customizada. 

Entre as áreas de atuação está a gestão de risco, para evitar que a empresa incorra em irregularidades que possam estar sujeitas a multas e punições. É como uma auditoria interna que avalia as situações da empresa para uma gestão mais segura e com menos riscos.

Além dos cuidados legais preventivos, o compliance é uma importante ferramenta de gestão. Isso porque ajuda a melhorar o fluxo do trabalho e a produtividade da empresa.

Por fim, o compliance contribui com processos internos mais ágeis, redução de custos e aumento de resultados. Assim, configura-se em um importante aliado para as empresas prosperarem em 2023 e no futuro.

*Sócio do De Bellis Advogados Associados. Especialista em Direito do Trabalho. 

Leia mais:

Deixe uma resposta