Logo DeBellis

O ESG NA EMPRESA

ESG

No meio corporativo, três letras estão em alta: ESG. Mas você sabe o que significa, na prática, o ESG na empresa?

A princípio, o ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance. Corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

Cada vez mais, o termo faz parte do dia a dia das empresas e auxilia em decisões estratégicas e na definição de parceiros de negócios. O termo foi cunhado em 2004. Nasceu em uma publicação do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e instituições financeiras de 9 países, chamada Who Cares Wins (Ganha quem se importa).

Mais do que uma tendência

Na época, a ideia de aplicar o ESG na empresa e na sociedade surgiu de uma provocação do então secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Ele desafiou 50 CEOs de grandes instituições financeiras a integrarem a sustentabilidade ao mercado de capitais.

Com isso, as prerrogativas que nasceram há quase 20 anos viraram critério para estabelecer parcerias e negócios. Por exemplo, até 2025, 57% dos ativos da Europa estarão em fundos que obedecem aos preceitos do ESG.


Por aqui, a situação não é diferente. Fundos brasileiros que seguem os padrões de sustentabilidade e governança movimentam mais de R$ 1 bilhão ao ano.

O ESG na empresa e o direito do trabalho

Na prática, o que o ESG na empresa representa para as relações de trabalho? A legislação trabalhista, com a CLT e as normas coletivas, não dão conta de todos os aspectos envolvidos no ESG. 

Além das normas trabalhistas, as demandas judiciais demonstram que a responsabilidade social precisa ser incorporada às empresas. Por exemplo, a inclusão, a diversidade e a responsabilidade coletiva pelo meio ambiente fazem parte das novas exigências de trabalhadores e do mercado.

Com adoção do ESG na empresa, os empregados são motivados não só pelos salários, mas por uma relação que engloba uma série de fatores. Assim, o trabalhador se sente respeitado e parte de um processo de transformação da própria empresa, do ambiente e da comunidade em que vive.

Dessa forma, com empregados satisfeitos e motivados, reduzem-se também os passivos trabalhistas. Ou seja, o ESG traz impactos positivos até nos custos corporativos. Mais do que capitais investidos, o ESG na empresa representa uma visão holística que engloba aspectos sociais, ambientais e de governança. É um caminho inevitável para as empresas e para a sociedade.

Voltar ao topo