Logo DeBellis

A IMPORTÂNCIA DO EPI

uso dos dos equipamentos de proteção individual

Você sabe qual a importância do uso dos dos equipamentos de proteção individual?

Oito operários de uma construção civil em São Paulo ficaram pendurados a 140 metros de altura em razão da queda de um andaime. Infelizmente, um operário não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Este fato demonstra a importância do uso dos equipamentos de proteção individual. Sendo estes obrigatórios quando a atividade envolver algum risco à saúde ou à integridade física do trabalhador. No caso noticiado acima, os operários trabalhavam no 33º andar de um prédio em construção, em cima de um andaime.   

Neste caso, se os trabalhadores não estivessem com os EPIs, as consequências deste acidente seriam muito mais graves. 

Quando a empresa disponibiliza EPI, ela protege a saúde de seus empregados e evita que eles sofram acidentes ou adquiram alguma doença ocupacional.

Por isso a legislação trabalhista obriga as empresas a fornecerem os equipamentos de proteção individual de forma gratuita, sob pena de pagamento de multa.

Além disso, cabe a um profissional competente de segurança do trabalho determinar o EPI certo para cada atividade, através de estudo dos riscos ocupacionais.

É importante ressaltar que não basta somente fornecer o equipamento de proteção. A Empresa precisa promover treinamentos ao empregado para o correto uso dos dos equipamentos, fiscalizando a utilização durante a execução do trabalho.

Por outro lado, ao trabalhador que recebe EPI, treinamentos e mesmo assim deixa de usar os equipamentos de proteção previstos para a sua função ou faz o uso inadequado, pode sofrer penalidade disciplinar, como advertência, suspensão e até despedida por justa causa. 

Nesse sentido, é importante que todos atuem ativamente para o uso adequado dos equipamentos de proteção, seja a empresa fornecendo, seja o empregado os utilizando.

No caso do empregado ficar doente por causa do serviço ou sofrer acidente de trabalho, ficar afastado do serviço por mais de quinze dias e usufruir benefício previdenciário, a lei lhe garante estabilidade no emprego por um ano após seu retorno ao serviço.

Igualmente, dependendo das sequelas da doença ou do acidente do trabalho, a empresa também poderá pagar uma indenização por dano moral e até mesmo uma pensão vitalícia ao empregado.

Por fim, o uso de equipamentos de segurança é muito importante para preservar a saúde e a integridade física do empregado, reduzindo ou eliminando riscos no ambiente de trabalho, evitando a diminuição de produtividade e despesas com seguros, indenizações e pensões vitalícias, além de garantir a boa imagem da empresa.

Voltar ao topo